sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sorriso de um indigente

Não sei porque nesse momento eu fiquei inspirada a pensar em sorrisos. Sorrisos limpam a alma, não importam quando são dados. Enobrecem, fazem-nos jovens e encantam o mundo. Todo sorriso bem dado transmite paz tanto para a pessoa que o dá tanto para a pessoa que o vê. É a serenidade transmitida em um ato singelo em um momento oportuno. Ele ajuda a melhorar o dia.
Acordar sorrindo parece uma tarefa difícil dia a pós dia por termos nossas dificuldades dentro de nossas vidas que muitas vezes são monótonas, mas é uma tarefa enervante quando o fazemos. Podemos estar podres naquela manhã, por termos virado trabalhando, divertido ou simplesmente por não termos sono mas se nos olharmos no espelho, e sorrirmos, tirarmos uma sarro da nossa própria cara naquela manhã enfadonha, tudo tende a melhorar. Nenhum recurso de beleza é melhor que sorrir.
Muitas mulheres, velhas, cada vez que sorriem, ficam 10 anos mais jovens. E não só mulheres, mas homens também. Conheço garotas que por passarem o dia inteiro sorrindo não aparentam a idade que tem. Um sorriso muitas vezes vale mais que muitas palavras.
Sorrisos transmitem emoções. Quando estamos nervosos, nosso sorriso treme, a ansiedade exposta para qualquer um ver como nossa situação está realmente tensa. Quando estamos felizes, ele se pendura por nossa face como se nunca mais fosse sair, se estendendo por ela como se houvesse sido plantado ali como uma planta e cultivado rapidamente mas ficasse dando frutos sempre que fosse visto. Quando estamos tristes, nosso sorriso se quebra, machucado por algo, e sai pequeno, sem esperança alguma. E por aí vai.
Passar por pessoas na rua sorrindo pode soar estranho e muito louco, mas quando a vida sorri para nós, sempre queremos sorrir para o resto do mundo, por isso, sair na rua com aquele sorriso gigante, estilo banana, nós somos chamados de loucos, mas queremos dividir com o mundo toda a nossa felicidade. Naquele momento, nós somso a pessoa mais feliz do mundo.
Por isso, cada vez que estiver feliz, não se reprima, passe isso pra outra pessoa, faça um indigente feliz, sorria para ele ;)

Nenhum comentário: